top of page
Carreira
Números
Extracampo
25 anos de ousadia e alegria: Neymar jR PELO MUNDO

Santos

Tido como grande promessa do Santos, Neymar fez sua estreia no time profissional em 7 de março de 2009, aos 17 anos, na partida contra o Oeste, no Estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Permaneceu no clube da Vila Belmiro até 2011, onde foi campeão da Copa do Brasil, Estadual e da Libertadores. Sua última partida foi contra o Barcelona, pelo Mundial de Clubes, onde enfrentou o clube ao qual iria se transferir meses depois.

Barcelona

A transferência de Neymar para Barcelona envolveu polêmica. Quando foi oficializada em 25 de maio de 2013, o valor divulgado da negociação era de 57 milhões de euros. Mas o valor total da transação pode ter sido entre 86 milhões a 95 milhões de euros. Pelo clube espanhol, formou ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez um dos maiores ataques da história. Foi campeão espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Mas sua saída do clube rumo ao PSG foi conturbada.

PSG

O Paris Saint-Germain pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros (R$ 821,4 milhões na cotação do dia) pelo atacante, transformando Neymar no jogador mais caro de todos os tempos. No dia 3 de agosto, o Barcelona comunicou que recebeu o pagamento da multa, rescindindo oficialmente seu contrato com a equipe espanhola e estando livre para assinar com o Paris Saint-Germain. Horas depois, ele foi anunciado de forma oficial pelo Paris Saint-Germain, assinando contrato até junho de 2022.

seleção

Pela Seleção principal, recebeu a primeira oportunidade em 26 de julho de 2010. Era para o amistoso contra os Estados Unidos, onde Neymar marcou um gol de cabeça, seu primeiro gol com a camisa canarinha, logo na estreia. Hoje, é o 5º maior artilheiro da seleção e desponta como principal nome para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em 2014, deixou o campo nas quartas-de-final, contra a Colômbia, após fraturar as costas em dividida.

EXTRACAMPO

Após brilhar dentro das 4 linhas, o gênio Neymar também tentou se aventurar em outras atividades. Sensação nas redes sociais, o atacante se arriscou como cantor para os seguidores e viralizou na rede quando ainda quando vestia a 11 do Barcelona.

O Instituto Neymar Jr. é uma organização beneficente localizada em Praia Grande - SP com o objetivo de ajudar pessoas através de atividades esportivas, educativas e sociais. O projeto foi idealizado pelo jogador de futebol Neymar Jr. e atende 92 mil de crianças em sua região

os números

Meu canal
Assista agora

Vilão? 

Por Marcello Neves

Maior transferência da história do futebol. Neymar foi apresentado no dia 4 de agosto de 2017 como novo reforço do Paris Saint-Germain, dando fim à novela que tomou conta do noticiário. Cerca de 222 milhões de euros pagos ao Barcelona para definir sua saída. Viverá o maior desafio de sua carreira na capital francesa e cria o debate sobre sua decisão: acerto ou erro? 

A discussão ganha contorno com a mudança de cenário – e talvez esse seja o principal fator que desencadeou a transferência. O Neymar que entrou em 2012 não é o mesmo Neymar que sai em 2017. E a repercussão midiática mostra o óbvio: Neymar tem o tamanho de Messi, tem o tamanho de Cristiano Ronaldo. E agora decide escrever individualmente sua história para buscar a grandeza dos dois. 

E o que há de errado nisso? Acima do projeto profissional, Neymar opta por seguir seu desejo pessoal – ser protagonista e buscar o prêmio de melhor do mundo. Dinheiro foi fator determinante? Também, claro, mas ninguém larga um clube como o Barcelona e companheiros como Messi e Suárez se não quiser viver um novo desafio. Neymar saiu da zona de conforto. Ele quer mais.

Os argumentos são plausíveis de ambos os lados. Quem apoia sua decisão, diz que ele será protagonista único em Paris. Quem é contra, diz que perdeu a chance de jogar ao lado de Messi, companheiro que poderia ajudá-lo a chegar ao topo. A questão é que a decisão final coube a Neymar. Ele quis, foi um desejo do mesmo. Você pode não concordar, mas não dá para condená-lo.

A dor do torcedor do Barcelona é legítima, mas Neymar não é um vilão. O torcedor pode não concordar com as atitudes tomadas pelo craque - desde o silêncio até as polêmicas recentes - mas não pode dizer que houve desrespeito de sua parte. Até na carta de despedida, onde cita a Catalunha três vezes e nenhuma a Espanha, demonstra respeito pela instituição. Não é errado querer buscar novos objetivos.

É a dor do torcedor que se sentiu trocado. "Como alguém pode não querer ficar no melhor clube do mundo que é o meu?" Esquece-se porém que nem todos pensam assim. Os blaugranas não odeiam Neymar, apenas estão com raiva dele. Ele não é como Figo. Ronaldo Fenômeno estava entrando no auge quando deixou o clube após a Inter de Milão pagar sua multa. É o cenário que mais se aproxima.

A escolha é questionável, mas não condenável. Neymar cria um novo desafio em Paris. E tem tudo para conquistá-lo. Trata-se do projeto mais ambicioso da carreira do craque, mais até que a saída do Santos para o Barcelona. E sabemos que ele tem futebol para desenvolvê-la com sucesso. O primeiro grande passo para a Bola de Ouro foi dado.

Meu canal
Assista agora
Meu canal
Assista agora

Por Luis Miguel, Clara Maria, Marcello Neves e André Andrade

bottom of page